Estratégias de Ensino/Aprendizagem em Ambientes Virtuais: Estudo Comparativo do Ensino de Língua Estrangeira no Sistema EaD e Presencial

Autores

  • Priscilla Chantal Duarte Silva Universidade Federal de Itajubá
  • Ricardo Shitsuka Universidade Federal de Itajubá
  • Gustavo Rodrigues de Morais Universidade Federal de Itajubá

DOI:

https://doi.org/10.17143/rbaad.v12i0.243

Palavras-chave:

ensino-aprendizagem, educação a distância, ensino de línguas, estratégias de ensino.

Resumo

O ensino de línguas vem se modifi cando com a evolução dos recursos tecnológicos. A educação a distância surgiu como solução para superar barreiras físicas e temporais. Investigase a recepção das estratégias de ensino/aprendizagem utilizada sob o ponto de vista do aluno, levantam-se parâmetros comparativos de análise da qualidade, ensino e principais diferenças que cerceiam as tipicidades didáticas. O trabalho apresenta análise dos critérios de avaliação do aprendizado com base nos princípios de aproveitamento de estudos, didática, interação, sistema de avaliação e modelos interacionais na época da cibercultura. Para direcionamento metodológico conta-se com viés explorató- rio com uso de questionário, seguindo escala Likert para pesquisa qualitativa. O indicativo de análise demonstrou que o aluno de EaD reconhece, de forma positiva, os recursos de ensino/aprendizagem nesta modalidade, em contraposição ao tradicional. A carência por uma relação mais humana subjaz a outra maior: a mudança da visão política sobre o ensino/ aprendizagem EaD.

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Publicado

2013-05-24

Como Citar

Chantal Duarte Silva, P., Shitsuka, R., & Rodrigues de Morais, G. (2013). Estratégias de Ensino/Aprendizagem em Ambientes Virtuais: Estudo Comparativo do Ensino de Língua Estrangeira no Sistema EaD e Presencial. Revista Brasileira De Aprendizagem Aberta E a Distância, 12. https://doi.org/10.17143/rbaad.v12i0.243

Edição

Seção

Artigos