Institucionalização da EaD nas Universidades Públicas: unicidade e gestão

  • Eleonora Milano Falcão Vieira Universidade Federal de Santa Catarina
  • Jorge Hermenegildo Universidade Federal de Santa Catarina
  • Marialice Moraes Universidade Federal de Santa Catarina
  • Jaqueline Rossato Universidade Federal de Santa Catarina
Palavras-chave: educação a distância, integração institucional, gestão.

Resumo

Este artigo propõe a incorporação da educação a distância nas estruturas organizacionais das Instituições Públicas de Ensino Superior, integrando a base orçamentária e o processo de gestão. Trata-se de uma análise exploratória e qualitativa, tendo como parâ- metro o ensino a distância. O estudo mostra a possibilidade das Instituições Públicas de Ensino Superior atuarem na graduação, pós- -graduação e extensão com unicidade de ensino presencial e a distância, bem como uma gestão integrada, a partir da inserção plena da educação a distância nas estruturas organizacionais das universidades públicas.

Referências

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. SEED. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=289&Itemid=822. Acesso em: 07 out 2011.BRASIL. CAPES. UAB. Disponível em: http://www.uab.capes.gov.br/index.php. Acesso em: 03 out 2011.

GARCIA ARETIO, Lorenzo. La educación a distancia: de la teoria a la práctica. Provença: Ariel, 2001.

GUERRA, Beatriz E. T. Apuntes para resigni- 'car la educación a distancia. RIED, v.14, nº 1, p. 55-72, 2011.

LÉVY, Pierre. O que é virtual. São Paulo: Editora 34, 1996.

MOORE, Michael; KEARLEY, Greg. Educação a distância: uma visão integrada. São Paulo: %omson Learning, 2007.

PRETI, Orestes. Educação a distancia: fundamentos e políticas. Cuiabá: EdUFMT, 2009.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A crítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência. São Paulo: Cortez Editora, 2001.

SANTOS, Boaventura de Souza. Pela mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade. São Paulo: Cortez Editora, 2001.

VIEIRA, Eleonora Milano Falcão. Fluxo informacional como processo à construção de modelo de avaliação para a implantação de cursos em educação a distancia. Tese de Doutorado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina, 2006.

Publicado
2012-05-24
Seção
Artigos