Colaborar para aprender e avaliar para formar: Um relato de experiência na formação continuada de professores de biologia

Autores

  • Daniel Fábio Salvador Fundação Centro de Ciências do Estado do Rio de Janeiro.
  • Roberta Flávia Ribeiro Rolando Fundação Centro de Ciências do Estado do Rio de Janeiro
  • Luiz Gustavo Ribeiro Rolando

DOI:

https://doi.org/10.17143/rbaad.v11i0.238

Palavras-chave:

apredizagem colaborativa, avaliação formativa, formação continuada de professores.

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo relatar uma experiência concreta na forma- ção continuada de professores de Biologia por meio da Educação a Distância. Apresentamos os fundamentos pedagógicos da aprendizagem colaborativa e avaliação formativa, aplicados como método de condução dos processos de ensino-aprendizagem em ambientes virtuais de aprendizagem na plataforma Moodle. Os resultados de participação nos cursos indicam uma melhoria do processo de ensino aprendizagem, re'etindo positivamente no número de cursistas concluintes.

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Biografia do Autor

Luiz Gustavo Ribeiro Rolando

Fundação Instituto Oswaldo Cruz

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Publicado

2012-05-24

Como Citar

Salvador, D. F., Ribeiro Rolando, R. F., & Ribeiro Rolando, L. G. (2012). Colaborar para aprender e avaliar para formar: Um relato de experiência na formação continuada de professores de biologia. Revista Brasileira De Aprendizagem Aberta E a Distância, 11. https://doi.org/10.17143/rbaad.v11i0.238

Edição

Seção

Artigos