Inovação e Práticas Pedagógicas na Formação Docente: a Experiência Colaborativa e Interinstitucional na Organização Didático-Pedagógica de uma disciplina na Modalidade de Educação a Distância no Ensino Superior

  • Almerinda Tereza Bianca Bez Batti Dias
  • Patricia Jantsch Fiuza Possui graduação em Psicologia (bacharel, licenciado e formação psicólogo) pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997) e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002). Atualmente é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atua como professora adjunta da Universidade do Extremo Sul Catarinense - Unesc e faz parte da equipe de avaliadores ad hoc da Revista Produção Online (1676-1901). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Trabalho e Organizacional, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia do trabalho, motivação, psicologia clínica, educação a distância, internet e educação e formação de professores.
  • Graziela Fátima Giacomazzo
  • Elisa Netto Zanette
Palavras-chave: Educação a Distância, Aprendizagem, Colaboração, Ensino Superior, formação docente

Resumo

A Educação a Distância (EaD), no âmbito das tecnologias de informação e comunicação (TIC), apresenta um cenário de possibilidades didáticas aos docentes, necessitando com isto, refletir sobre os espaços de formação no ensino superior para o uso das tecnologias. Busca-se, neste artigo, relatar o desenvolvimento e avaliação da disciplina de PIT (Produção e Interpretação Textual) integrante do projeto colaborativo denominado Disciplinas do núcleo comum dos cursos de graduação na modalidade de EaD (Educação a Distância) da Unesc - Universidade do Extremo Sul Catarinense, Brasil. Trata-se de um projeto interinstitucional entre as Universidades da Associação Catarinense de Fundações Educacionais na implementação da Educação a Distância. A pesquisa foi aplicada com 19 turmas em 15 cursos de graduação, 10 docentes e 475 acadêmicos matriculados no segundo semestre de 2007. Os dados, usando as abordagens quantitativa e qualitativa, foram organizados e analisados nas seguintes categorias: Recursos Tecnológicos; Didática do Professor; Modalidade de Educação; Material Didático. Os resultados obtidos alcançaram no conjunto global a média geral de 8,11%. Nesta perspectiva, a Unesc compreende o processo de formação como uma ação necessária para alavancar processos de ensino inovadores, contribuindo na qualificação acadêmica.

Biografia do Autor

Almerinda Tereza Bianca Bez Batti Dias
É mestra em Ciências da Linguagem e possui MBA em Gestão Empresarial. Atualmente é professora na Universidade do Extremo Sul Catarinense nos cursos de Letras, Secretariado Executivo, Gestão em Marketing, Gestão de Recusos Humanos e Ciência da Computação. Atua, também, como assessora técnica na CPDI (Coordenadoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional) na mesma universidade. É pesquisadora nas áreas de linguística, planejamento estratégico e educação a distância.
Graziela Fátima Giacomazzo
Doutoranda em Educação-UFRGS. Linha de pesquisa: Universidade, teoria e prática. Mestre em Educação-UFRGS- Linha de pesquisa: O sujeito da educação: conhecimento, linguagem e contextos. Graduação em Pedagogia -UNISINOS. Especialização em Psicologia escolar - PUCRS. É professora no ensino superior da Universidade do Extremo Sul Catarinense. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, educação a distância, epistemologia genética, tecnologias, objetos de aprendizagem, formação de professores.
Elisa Netto Zanette
Possui graduação em Ciência - Habilitação Matemática pela Fundação Educacional de Criciúma (1978), graduação em Ciência - Habilitação Biologia pela Fundação Educacional de Criciúma (1982) e mestrado em Educação pelo Instituto Pedagógico Latino Americano y Caribeño (2000), validado pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar, 2006). Atualmente é professor adjunto B da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) e Coordenador do Setor de Educação a Distância da Unesc. Tem experiência na área de Matemática Superior, Educação a Distância e Tecnologias Aplicadas a Educação. As linhas de pesquisa são relacionadas a: educação a distância, ensino e aprendizagem, educação matemática, informática e educação.

Referências

GIACOMAZZO, Graziela Fátima. Aprendizagem e conhecimento: por uma pedagogia da cooperação em EAD. [manuscrito] /; orientador: Fernando Becker - Dissertação (mestrado) – UFRGS./FACED/PPGEDU, 2007, Porto Alegre, BR-RS.

MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti, et al. Escola e aprendizagem da docência: processos de investigação e formação. São Carlos: EdUFSCar, 2003.

MOORE, M.; KEARSLEY, G. Educação a distância: uma visão integrada. São Paulo, Thomson Learning, 2007.

MORAN, José M. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. Campinas, SP: Papiros, 2007.

NEDER, Maria Lucia Cavalli. O texto como base para a comunicação em EAD. In:

MARTINS, Onilza Borges (Org.). Curso de formação em educação a distância: Educação e comunicação em educação a distância. Módulo 3, Curitiba : UNIREDE, 2001. p.96-117.

NEDER, Maria Lucia Cavalli e POSSARI, Lucia Helena V. Oficina para produção de material impresso. In: MARTINS, Onilza Borges (org.). Curso de formação em educação a distância: Educação e comunicação em educação a distância. Módulo 3, Curitiba : UNIREDE, 2001. p.139-189.

OLIVEIRA, Elsa Guimarães. Educação a distância na transição paradigmática. CampinasSP: Papirus, 2003.

SANTOS, C. R., GIACOMAZZO, G. F., FIUZA, P. J. Avaliação da Oferta de 20% nas Disciplinas dos Cursos de Graduação da Unesc. In: II Simpósio Internacional e V Fórum Nacional de Educação, 2008, Torres/RS. Anais do II Simpósio Internacional e V Fórum Nacional de Educação, 2008. Disponível em: [http://forum.ulbratorres.com.br/2008/mesa_texto/MESA%2013D%20-%20SANTOS.pdf]. Acesso em: 17 dez 2008.

SANTOS, C. R. ; ZANETTE, E. N. ; GIACOMAZZO, G. F. ; FIUZA, P. J. . A construção do material didático para a educação a distância: a experiência do setor de educação a distância da Unesc.. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 1, p. 1-11, 2006.

UNESC. RESOLUÇÃO n. 05/2008/CONSU. Aprova Políticas de Ensino de Graduação. Criciúma: Unesc, 2008.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Docência Universitária na educação Superior. In: RISTOFF, Dilvo; SAVEGNANI, Plamira (Orgs). Docência na educação Superior. Brasília: INEP, 2006.

ZULIAN, Margaret Simone. Redes virtuais: formação de professores. Porto Alegre: Imprensa Livre, 2003.

Publicado
2010-05-24
Edição
Seção
Artigos