Desenvolvimento de um sistema complementar de educação à distância em Dentística Operatória

Autores

  • Luciana Cardoso Espejo-Trung Mestre em Dentística pela Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo
  • Michel Nicolau Youssef Professor Doutor da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo
  • Maria Aparecida Alves de Cerqueira Luz Professora Doutora da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.17143/rbaad.v9i0.224

Palavras-chave:

Educação em Odontologia, Educação à distância, Internet, Dentística Operatória.

Resumo

O desenvolvimento de novas tecnologias de informação e comunicação (TIC´s) levou os educadores à busca de meios e técnicas para inserí-las no processo educativo e assim torná-lo mais enriquecedor, estimulante e eficaz. A introdução dos recursos de informática tornou-se uma necessidade dentro da prática pedagógica da Odontologia por alunos e professores, já que contribui para o desenvolvimento e o aprimoramento do ambiente de aprendizagem2,4,6,7. O gerenciador de cursos pela web, CoL (Cursos onLine), foi utilizado para reforçar o conteúdo das aulas teóricas e práticas da Disciplina de Dentística Operatória (DO) da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (FOUSP) através da ferramenta “TESTE”. Além disso, o endereço eletrônico dos professores foi disponibilizado para possíveis trocas de informação, sugestões e esclarecimentos de dúvidas. Através de uma pesquisa de opinião aplicada aos alunos pôde-se verificar que os exercícios de reforço foram considerados efetivos para o fim proposto por 98,2%. A comparação entre as médias semestrais finais dos alunos que participaram do projeto (Turma 2007) e as médias daqueles que não tiveram a mesma 2 oportunidade (Turma 2006) mostrou diferença estatisticamente significante (p=0,0011). De acordo com os resultados obtidos, concluiu-se que os alunos têm interesse por essa ferramenta de ensino e que a mudança na abordagem do ensino é um processo gradual, mas que deve ser aplicado para uma complementação do processo de ensino/aprendizagem, utilizando-se a Educação à Distância (EaD).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Bussadori SK. Biblioteca virtual odontopediátrica CD-ROM de dentística odontopediátrica [Tese de Doutorado]. São Paulo: Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo; 2001.

Cunha FS, Silva AE, Larentis NL, Fontanella VRC, Nevado RA. Proposta de uma nova abordagem pedagógica para a Disciplina de Informática aplicada à Odontologia. Revista da ABENO 2005; 5(2):102-8.

Langhi C. Educação a distância através da Internet: um estudo de viabilidade e das possibilidades do uso da internet em programas de capacitação, treinamento e aprendizagem a distância [Dissertação de Mestrado]. São Paulo: Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo; 1998.

Lisboa MV, Carvalho JG, Lage-Marques JL, Muramatsu M, Mori M. Utilização de imagens 3D para o ensino em Odontologia. Revista da ABENO 2005; 5(2):140-3.

Lombardo, I. Reflexões sobre o planejamento do ensino de Odontologia. Revista da ABENO 2001; 1(1): 17-24.

Rakes, GC. Using the internet as a toll in a resource-based learning environment. Educational technology 1996; 36(5): 52-56.

Sverzut AT, Semprini M, Pardini LC, Rosin HR. Métodos auxiliares de ensino em Odontologia. In: Anais da XXXVII Reunião da ABENO; 2002 ago 20-25; Rio de Janeiro. São Paulo: Revista da ABENO 2002; 2(1):15, Res 8.

Downloads

Publicado

2010-05-24

Como Citar

Cardoso Espejo-Trung, L., Youssef, M. N., & Alves de Cerqueira Luz, M. A. (2010). Desenvolvimento de um sistema complementar de educação à distância em Dentística Operatória. Revista Brasileira De Aprendizagem Aberta E a Distância, 9. https://doi.org/10.17143/rbaad.v9i0.224

Edição

Seção

Artigos