Análise de Procedimento Teórico-pedagógico Aplicado à Correção de Atividade em Educação a Distância: Estudo de Caso no Curso Técnico em Segurança do Trabalho do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba

Ana Celecina Lucena da Costa Rangel, Braulio Roberto Rangel da Silva

Resumo


Com a introdução da educação a distância no Brasil, novas problemáticas surgiram, em especial, no pertinente às bases pedagógicas e metodológicas utilizadas nos cursos ofertados, tanto no ensino público como no privado. Assim, o presente artigo analisou a atividade "glossário", no âmbito da disciplina de “Direito aplicado à segurança e saúde no trabalho”, do curso Técnico em Segurança do Trabalho do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, apresentando conceitos e reflexões acerca da temática. Assentou-se nas seguintes bases metodológicas: empírica, estudo de caso, pelo uso dos métodos dedutivo, qualitativo e bibliográfico-documental e, para a análise dos dados coletados, utilizou-se a análise de conteúdo. Dentre os resultados obtidos, demonstrou-se a não-existência de parâmetros específicos para a correção das atividades online na referida disciplina, sendo de livre estipulação pelo professor formador da disciplina, e dos quais o tutor não participa. A legislação e o Projeto Pedagógico do curso corroboram para a omissão no estabelecimento daqueles critérios. Entende-se, por fim, que a não-participação do tutor nas etapas de planejamento do curso, incluídos nisso os critérios correicionais, contribui para um cenário de incertezas e despreparo na educação a distância brasileira.

Palavras-chave: Educação a distância. Metodologia. Avaliação do processo de ensino-aprendizagem.

 

Analysis of a Theoretical Pedagogical Procedure Applied to an Activity Correction in Distance Education: Case Study in the Technical Course on Safety of Work in the “Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba”

ABSTRACT

With the introduction of distance education in Brazil, new problems have arisen, especially in relation to the pedagogical and methodological bases used in the offered courses, both in public and private education. To prove this assertion, it was analyzed in this article the "glossary" activity, in the scope of the “Occupational safety and health law discipline”, of the Technical Course in Work Safety in “Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba”, presenting concepts and reflections on the theme. It was based on the following methodological basis: empirical case study, the use of deductive methods, qualitative and bibliographic and documentary, and data analysis, we used the content analysis. Among the results, it was demonstrated that there are no specific parameters for the correction of online activities in that course, being freely stipulated by the teacher, and in wich the tutor does not participate. The legislation and the Education Programme of the course corroborate in the failure to establish those parameters. In sum, we understand that the non-participation of the tutor in the course of the planning stages, including correction criteria, contribute to a scenario of uncertainty and lack of preparation in distance education in Brazil.

 

Keywords: Distance education, methodology, evaluation of teaching-learning process.

 

Análisis de Procedimiento Teórico-pedagógico Aplicado a la Corrección de Actividad en Educación a Distancia: Estudio de Caso en el Curso Técnico en Seguridad del Trabajo del Instituto Federal de Educación, Ciencia y Tecnología de Paraíba

RESUMEN

Con la introducción de la educación a distancia en Brasil, han surgido nuevos problemas, particularmente relevantes para las bases pedagógicas y metodológicas utilizadas en los cursos que se ofrecen, en la educación pública y privada. Para demostrar esta afirmación, este artículo analiza la actividad "glosario", bajo de la disciplina de legislación aplicada a la seguridad y salud en el trabajo, de el curso Técnico de Seguridad en el Trabajo de el Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, presentando los conceptos y reflexiones sobre el tema. Se basó en la siguiente base metodológica: estudio empírico, estúdio de caso, el uso de métodos deductivos, cualitativos y bibliográficos y documentales, y en el análisis de datos, se utilizó de la análisis de contenido. Entre los resultados, se ha demostrado que no hay parámetros específicos para la corrección de las actividades en línea en ese supuesto curso, siendo ellos de libre estipulación por el maestro formador de la disciplina, y para donde el tutor no participa. La legislación y el Programa Pedagógico del curso corroboran la imposibilidad de establecer esos parámetros. Se entende, por el último, que la no participación del tutor en las etapas de planificación de lo curso, que incluye los criterios de corrección, contribuye para un escenario de incertidumbre y falta de preparación en la educación a distancia de Brasil.


Palabras clave: Educación a distancia. Metodología. Evaluación del proceso de enseñanza y aprendizaje.


Palavras-chave


Educação à distância; Metodologia; Avaliação do processo de ensino-aprendizagem

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DOI: http://dx.doi.org/10.17143/rbaad.v17i1.21

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