Educação Online: um caminho para inclusão de Pessoas com Deficiência na sociedade

  • Janae Gonçalves Martins Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI
  • Andréa Miranda Instituto Virtual de Estudos Avançados – VIAS
  • Fernando José Spanhol Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

Considerando as necessidades da sociedade atual de se prover educação para todos de forma igual, busca-se neste artigo discutir possíveis soluções para o emprego da Educação a Distância como inclusão social e desenvolvimento de tecnologias nos mais diversos níveis, com uma modelagem educacional adequada a cada situação de aprendizagem, visando a acessibilidade, a usabilidade, a flexibilidade e a funcionalidade das diferentes ferramentas de suporte a cursos de EaD. Este artigo apresenta conceitos fundamentais para a concepção de Tecnologias de Informação e Comunicação que visem o desenho universal e consequentemente a inclusão social. É aprensentado a importancia dos ambiente virtuais de aprendizagem terem funcionalidades para que o acesso e a interação de qualquer usuário, independente de sua condição física, sensorial ou motora possa acontecer de forma fácil, eficaz e eficiente, sem que para isso, haja perda de informação, mudança significativa na interface ou sobrecarga cognitiva nos usuários.

Referências

BEVEN, Neveson (1998). “Usability Issues in Web site desingn. I: Procedindings of UPA’98,” Washigton DC, 22-26. diponível em http://www.usability.serco.com/papers/usweb98.pdf. Janeiro de 2005.

CYBIS, Walter Abreu. “Ergonomia de Interface-Humano-Computador”. http://labutil.inf.ufsc.br, Maio de 2004.

GODINHO, Francisco. “Internet para Necessidades Especiais”. , janeiro de 2005.

LEITE, Jair C. Desenvolvimento de Interface de Usuário decSistemas Web. 4° Workshop sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais. UFSC, SBC, 2001 ISBN 85-88442-09-4.

FERREIRA, Luiz de França. Ambiente de aprendizagem construtivista. Disponível em: <http://www.penta.ufrgs.br/~luis/Ativ1/Construt.html>. Acesso em: 17 dez. 2001.

Publicado
2008-05-24
Edição
Seção
Artigos