Hipertexto como instrumento para apresentação de informações em ambiente de aprendizado mediado pela internet.

  • Cristina Portugal Mestre em Design e Bacharel em Comunicação Visual pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).
Palavras-chave: Design, Educação a Distância, Hipertexto

Resumo

Esta artigo analisa o hipertexto como um instrumento pedagógico eficaz para o indivíduo construir seus sentidos e significar o mundo através de uma relação compartilhada, coletiva e social. Problemas de comunicação e de informação foram considerados neste artigo, fatores essenciais na configuração de ambientes educacionais. Neste trabalho, considera-se a importância do uso de ferramentas de Design na organização dos hipertextos em ambientes para educação a distância, principalmente neste momento em que a tecnologia da informação está transformando, sensivelmente, o entorno e as relações sociais dos indivíduos.

Referências

CAMPOS, G. H. B. Modalidade de uso de Software Educacional na Web, ambientes de aprendizagens e portais educacionais. Rio de Janeiro. Senac, 2002

CHARTIER, R. Cultura Escrita, Literatura e História. Porto Alegre. Armed, 2001.

_________, A aventura do livro do leitor ao navegador. São Paulo. UNESO, 1998.

COULON, A. A Escola de Chicago. Campinas. Papirus, 1995.

JOHNSON, Steven. Cultura da Interface como o Computador Transforma a nossa Maneira de Criar e Comunicar. Rio de Janeiro. Jorge Zahar, 2001.

LÉVY, P. O Que é Virtual. Rio de Janeiro: Editora 34, 1996.

___________. Cibercultura.. Rio de Janeiro: Editora 34, 1999

MAMEDE-NEVES, A. Conversando com Sara Paín Série Convergências, Rio de Janeiro: CEPERJ,1997, n. 5.

MAMEDE-NEVES, A. CD-Rom Aprendendo Aprendizagem. Rio de Janeiro. PUC-Rio, 1999

MARGOLIN, V. O Designer e a Situação Mundial. in Arcos design e cintura e visualidade. Rio de Janeiro. Contra Capa, 1998.

NICOLACI DA COSTA, A. M. Na Malha da Rede. os Impactos Íntimos da Internet. Rio de Janeiro. Campus, 1998.

NORMAN, D A The invisible Computer. Why good products can fail the personal computer is so complex and information appliances are the solutions. EUA: MIT Press.1999.

PARENTE, A. Imagem Máquina. São Paulo. 34, 2001. 3º edição

PREECE, Jenny. A guide to usability. Addison- Wesley, 1997.

RAMAL, A. C. Educação na Cibercultura. São Paulo. Armed, 2001.

REZENDE, A C. Hipertexto, construção do conhecimento e a disponibilização do material didático na internet. Dissertação de mestrado. PUC-Rio, 2003.

SIMMEL, G. “A Metrópole e sua Vida Mental” in O Fenômeno Urbano. (org. Velho, G.). Rio de Janeiro. Guanabara, 1987.

VELHO. G. Individualismo e Cultura. Rio de Janeiro. Zahar, 1981.

Web Style Guide. Disponível em: <http://www.webstyleguide.com/index.html?/>. Acesso em 2003.

Publicado
2008-05-24
Edição
Seção
Artigos