Hipertexto como instrumento para apresentação de informações em ambiente de aprendizado mediado pela internet.

Cristina Portugal

Resumo


Esta artigo analisa o hipertexto como um instrumento pedagógico eficaz para o indivíduo construir seus sentidos e significar o mundo através de uma relação compartilhada, coletiva e social. Problemas de comunicação e de informação foram considerados neste artigo, fatores essenciais na configuração de ambientes educacionais. Neste trabalho, considera-se a importância do uso de ferramentas de Design na organização dos hipertextos em ambientes para educação a distância, principalmente neste momento em que a tecnologia da informação está transformando, sensivelmente, o entorno e as relações sociais dos indivíduos.

Palavras-chave


Design, Educação a Distância, Hipertexto

Texto completo:

PDF

Referências


CAMPOS, G. H. B. Modalidade de uso de Software Educacional na Web, ambientes de aprendizagens e portais educacionais. Rio de Janeiro. Senac, 2002

CHARTIER, R. Cultura Escrita, Literatura e História. Porto Alegre. Armed, 2001.

_________, A aventura do livro do leitor ao navegador. São Paulo. UNESO, 1998.

COULON, A. A Escola de Chicago. Campinas. Papirus, 1995.

JOHNSON, Steven. Cultura da Interface como o Computador Transforma a nossa Maneira de Criar e Comunicar. Rio de Janeiro. Jorge Zahar, 2001.

LÉVY, P. O Que é Virtual. Rio de Janeiro: Editora 34, 1996.

___________. Cibercultura.. Rio de Janeiro: Editora 34, 1999

MAMEDE-NEVES, A. Conversando com Sara Paín Série Convergências, Rio de Janeiro: CEPERJ,1997, n. 5.

MAMEDE-NEVES, A. CD-Rom Aprendendo Aprendizagem. Rio de Janeiro. PUC-Rio, 1999

MARGOLIN, V. O Designer e a Situação Mundial. in Arcos design e cintura e visualidade. Rio de Janeiro. Contra Capa, 1998.

NICOLACI DA COSTA, A. M. Na Malha da Rede. os Impactos Íntimos da Internet. Rio de Janeiro. Campus, 1998.

NORMAN, D A The invisible Computer. Why good products can fail the personal computer is so complex and information appliances are the solutions. EUA: MIT Press.1999.

PARENTE, A. Imagem Máquina. São Paulo. 34, 2001. 3º edição

PREECE, Jenny. A guide to usability. Addison- Wesley, 1997.

RAMAL, A. C. Educação na Cibercultura. São Paulo. Armed, 2001.

REZENDE, A C. Hipertexto, construção do conhecimento e a disponibilização do material didático na internet. Dissertação de mestrado. PUC-Rio, 2003.

SIMMEL, G. “A Metrópole e sua Vida Mental” in O Fenômeno Urbano. (org. Velho, G.). Rio de Janeiro. Guanabara, 1987.

VELHO. G. Individualismo e Cultura. Rio de Janeiro. Zahar, 1981.

Web Style Guide. Disponível em: . Acesso em 2003.




DOI: http://dx.doi.org/10.17143/rbaad.v4i0.166

Fontes de Indexação:

 

© Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
Brazilian Review of Open and Distance Learning Rua Vergueiro, 875 - 12º andar, conjuntos 123/124
Liberdade - CEP 01504-000 - São Paulo - Brasil
Tel: (55) 11 3275-3561 / Fax: (55) 11 3275-3724
rbaad@abed.org.br