Inclusão Digital e Educação On-line em Prol da Cidadania: pontos para reflexão

Marcelo Cabeda

Resumo


O objetivo deste artigo é estimular o interesse do leitor em avaliar as possibilidades da Educação a Distância, EAD, em seu formato de didática on-line, EOL colaborativa, como um método possível de auxílio à produção de conhecimentos, com a finalidade de desenvolver a cidadania. No decorrer do estudo conceitua-se as multifacetas da cidadania, seus principais aspectos e indica-se evidências de que a inclusão digital e a metodologia do EOL colaborativo constituem opções para a informação e o conhecimento.

Texto completo:

PDF

Referências


Associação Brasileira da Educação a Distância, ABED no site www.abed.org.br em 02/04/2002

AZEVEDO, Wilson em entrevista a Universidade Virtual Brasileira, disponivel no site da Universidade Virtual Brasileira, http://www.uvb.br/br/atualidades/entrevistas/wilson.htm em 01/06/2002

MOORE, M. (1993).. Theory of Transactional Distance (Teoria da Distância Transacional). Em (…………, ed.) Theoretical Principles of Distance Education. London: Routledge, p. 22-38. Traduzido por Wilson Azevêdo, com autorização do autor, em 10/08/2003 Revisão de tradução: José Manuel da Silva. disponível on-line na Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, 1(1), no site da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED): www.abed.org.br

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede (A era da informação:economia, sociedade e cultura; v.I), 5a ed. São Paulo: Paz e Terra, 2001

CASTRO,André; SANTOS, Keli; RIBEIRO, José Luiz. Modelo para a formatação dos artigos a serem utilizados no Enegep 2003. Porto Alegre, 2003

Comitê para a Democratização da Informática, CDI: democratizando a informática, promovendo à cidadania, no site www.cdi.org.br , em 19/06/2003

Clube de Roma. Sem Limites ao Conhecimento, mas com Limites à Pobreza: rumo a uma Sociedade do Conhecimento Sustentável. Contribuição do Clube de Roma à Cúpula Global sobre DesenvolvimentoSustentável, por ocasião do 30ºAniversário do Primeiro Relatório ao Clube de Roma:Os Limites ao Crescimento disponível em arquivo pdf através do site http://www.clubofrome.org em 18 Junho 2003

Educação sem Barreiras, reportagem editada em Valor Econômico através do site http://www.webjornal.net/noticias/455991049462123.html em 04/07/2003

FERGUSON, Marilyn. Les enfants du verseau: pour un nouveau paradigme. traduit et adapté de l'américain para Guy Beney, Paris: Ed. Calmann-Lévy, 1981

HABERMAS, Jürgen. (1995) - O Estado-Nação Europeu frente aos Desafios da Globalização, em Novos Estudos CEBRAP. Nº 43. p. 87-101

LEVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999

LEVY, Pierre. Collective Intelligence. The Canada Research Chair on Collective Intelligence at the University of Ottawa. (Pierre Levy) no site http://www.collectiveintelligence.info/ em 19/06/2003

LITTO, Frederick. Palestra na Escola do Futuro. São Paulo, 1997

MARSHALL, Thomas H. Cidadania, Classe Social e Status. Rio de Janeiro: Zahar, 1967

MELO, Itamar. Reportagem editada no Jornal Zero Hora em 29/06/2003 - Telecentros. Solidariedade - Internet muda a vida na periferia - Telecentros instalados em bairros pobres de Porto Alegre oferecem oportunidade de acesso gratuito às facilidades disponíveis na rede mundial de computadores. Reportagem de Itamar Melo, editado no Jornal Zero Hora, itamar.melo@zerohora.com.br, Porto Alegre, em 29/06/2003

NEGROPONTE, Nicholas. A vida digital. São Paulo: Companhia das Letras, 1995

NIPPER, Søren. Third Generation Distance Learning and Computer Conferencing , Aarhus Technical College and DEUS Consortium, Aarhus, Denmark 1989 disponível através do site http://icdl.open.ac.uk/literaturestore/mindweave/chap5.html em 09/07/2003

PETERS, Otto. Didática do ensino a distância: experiências e estágios da discussão numa visão internacional. São Leopoldo: Unisinos, 2001

PROCEMPA. Telecentros. http://www.portoalegre.rs.gov.br/telecentros/. Nos locais pode-se contatar com Lindomar Oliveira, oliveirars3@hotmail.com; Everton Padilha, evertonpadilha@hotmail.com; Débora Oliveira, déboraoeoliveira@ig.com.br e ainda Ezequiel Nascimento ezeln@terra.com.br, Porto Alegre, 2003

PROCIÊNCIA - Núcleo de Estudos em Educação & EAD no site www.prociencia.com.br em 24/07/2003

QUÉAU, Felippe. Cibercultura e info-ética. In: MORIN, Edgar. A religação dos saberes: o desafio do século XXI. Rio de Janeiro: Bertrand do Brasil, 2001 p. 460-480

SILVEIRA, Sérgio Amadeu da. Exclusão digital: a miséria na era da informação. Fundação Perseu Abramo, São Paulo, 2001

VIEIRA, Liszt. Os Argonautas da Cidadania: a sociedade civil e a globalização. Rio De Janeiro: Record, 2001




DOI: http://dx.doi.org/10.17143/rbaad.v3i0.161

Fontes de Indexação:

 

© Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
Brazilian Review of Open and Distance Learning Rua Vergueiro, 875 - 12º andar, conjuntos 123/124
Liberdade - CEP 01504-000 - São Paulo - Brasil
Tel: (55) 11 3275-3561 / Fax: (55) 11 3275-3724
rbaad@abed.org.br