Novas Tecnologias no E-learning: Desafios e Oportunidades para o Design

  • Beto Lucena O autor, Beto Lucena, é sócio e Designer da empresa EduWeb

Resumo

Este artigo define três aspectos tecnológicos dos modernos sistemas de E-learning, descreve sua importância para a eficiência de tais sistemas e examina como estes desenvolvimentos devem ser levados em conta no processo de design de produtos eficazes de E-learning. Com o crescimento mundial do mercado de E-learning, novas ferramentas, padrões e conceitos vem surgindo com intuito de otimizar a produção de soluções educacionais. Planejar, estruturar e produzir soluções completas para este mercado passa agora pelo crivo de certos requisitos antes inexistentes. Termos como LMS, SCORM, AICC e Learning Objects precisam estar enraizados na cultura de desenvolvedores de aplicações em E-learning para que seu produto tenha uma real validade e uma estrutura eficiente. Recentemente o desenvolvimento de um curso online assemelhava-se a de um website institucional padrão, onde eram levados em consideração apenas as restrições tecnológicas encontradas na mídia online. Agora, além da modelagem de usuários e de tarefas encontradas em ambos os planejamentos, é necessário se levar em conta questões na arquitetura da informação, marcação e aproveitamento correto do conteúdo que estará se relacionando diretamente com as ferramentas administrativas utilizadas especificamente para o E-learning dentro de uma instituição. Este trabalho visa conceituar os elementos presentes em uma estrutura de um projeto de E-learning e vislumbrar a necessidade da participação do Designer interativo no processo desde seu início. As soluções apresentadas neste trabalho contaram com participação direta do autor em seu planejamento e desenvolvimento.

Biografia do Autor

Beto Lucena, O autor, Beto Lucena, é sócio e Designer da empresa EduWeb
O autor, Beto Lucena, é sócio e Designer da empresa EduWeb

Referências

http://www.adlnet.org

http://www.aicc.org

http://www.altrc.org

http://www.elearningbrasil.com.br

Objetos de Aprendizado: Um novo modelo direcionado ao Ensino a Distância Raphael Winckler de Bettio - Alejandro Martins, Dr. (http://www.abed.org.br)

Design Centrado no Usuário: Mudança de paradigma - SERG

LONGMIRE, W. A Primer On Learning Objects. American Society for Training & Development. Virginia. USA. 2001. (http://www.learningcircuits.org/mar2000/primer.html)

Publicado
2008-05-24
Edição
Seção
Artigos