Educação a Distância e o Ensino Superior no Brasil

Marta de Campos Maia, FERNANDO DE SOUZA MEIRLLES

Resumo


O estudo dos diversos modelos utilizados nos cursos a distância nas principais Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras pode estimular a análise dos profissionais envolvidos com a Educação a Distância (EAD) que estejam enfrentado um processo de escolha de uma metodologia para melhor servir aos estudantes que não podem ou optam por não vir para o campus da IES. O principal objetivo deste estudo é analisar como as tecnologias de informação e comunicação (TIC) estão sendo utilizadas nos processos educacionais nos cursos a distância nas IES no Brasil.

Palavras-chave


Educação a distância

Texto completo:

PDF

Referências


ARETIO, J. Un concepto integrador de ensenansa a distância. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON DATA ENGINEERING, 8º, 1990. Caracas. Anais. Caracas: ICDE, 1990.

ARREDONDO, S. Educación a distância: Bases Conceptuales y Perspectivas Mundiales, em Educação a Distância: um debate multidisciplinar. Curitiba: UFPR, 1999.

AZEVEDO, W. Panorama Atual da Educação a Distância no Brasil. Disponível em: . Acesso em: 31 mai. 2002.

BELLONI, M. Educação a Distância. São Paulo: Autores Associados, 1999.

BERGE, Z. e COLLIS, M. Computer Mediated Communication and the Online Classroom. Cresskill, NJ: Hampton Press, 1995.

BOLZAN, A. A Individualidade no Ensino a Distância. In: CONGRESSO DE ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA, I., 2002. Petrópolis. Anais. Petrópolis: EsuD, 2002.

DEMO, P. A nova LDB: Ranços e avanços. Campinas: Papirus, 1997. 9ª edição.

DRUCKER, P. Knowledge-Worker Productivity: The Biggest Challenge. California Management Review; Winter 1999, Vol. 41 Issue 2, p79, 16p.

EVANS, T. Uma revisão da educação superior a distância: uma perspectiva Australiana. In CONGRESSO DE ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA APRESENTAÇÃO, I, 2002. Petrópolis. Anais. Petrópolis: ESud, 2002.

FIORENTINI, L. M. R. Materiais didáticos escritos nos processos formativos a distância. In: CONGRESSO DE ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA, I, 2002. Petrópolis. Anais. Petrópolis: EsuD, 2002.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1997.

HARASIM, L. Learning Networks. A field guide to teaching and learning online. Starr Roxanne Hiltz, Lucio Teles and Murray Turoff. Cambridge: MIT Press, 1995.

KEEGAN, D. Foundations of Distance Education. London: Routledge, 1996.

MAIA, M. C. O uso da tecnologia de informação para a Educação a Distância no Ensino Superior. 2003. Tese (Doutorado em Administração de Empresas) - Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas, São Paulo.

MAIA, M. C. e ABAL, M. Distance Training: Case Study in Europe. In: SIMPÓSIO DE ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO, LOGÍSTICA E OPERAÇÕES INTERNACIONAIS, IV, 2001. Anais. Guarujá: SIMPOI, 2001.

MAIA, M. C. e MEIRELLES, F. S. A Educação a Distância nas Universidades Públicas Brasileiras. In: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, IX, 2002. Anais. São Paulo: ABED, 2002.

_____________. O Uso da Tecnologia de Informação para a Educação a Distância no Ensino Superior. In: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, X, 2003. Anais. Porto Alegre: ABED, 2003. MEC - MINISTÉRIO DE EDUCAÇÃO DO BRASIL - Fatos sobre a Educação no Brasil 1994/2001. Brasília: Ministério da Educação, 2001.

__________________SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.mec.gov.br/Sesu/educdist.shtm#regulamentação. Acesso em: 14 mai 2001.

__________________Decreto n.º 2.494, de 10 de fevereiro de 1998. Disponível em: http://www.mec.gov.br/Sesu/ftp/dec_2494.doc. Acesso em: 4 abr. 2002.

__________________Relatório Final da Comissão Assessora para Educação Superior a Distância - agosto/2002. Disponível em: http://www.mec.gov.br/sesu/ftp/EAD.pdf. Acesso em: 5 dez. 2002.

__________________Condição de Oferta de Cursos de Graduação - Disponível em: http://www.cond.oferta-mec.br/. Acesso em: 15 mar. 2003a.

__________________Instituições de Ensino Superior credenciadas. Disponível em: http://www.mec.gov.br/sesu/instit.shtm. Acesso em: 14 de jul. 2003b.

__________________Informações sobre a SEED - Secretaria de Educação a Distância. Disponível em: http://www.mec.gov.br/seed/. Acesso em: 5 mar. 2003c.

MOORE, M. e KEARSLEY, G. Distance Education - A Systems View. Belmont: Wadsworth, 1996. 1ª edição.

MORAN, J. M. Desafios da Internet para o Professor. Disponível em: http://www.eca.usp.br/eca/prof/moran/desafio.htm. Acesso em: 10 out. 1998.

MORIN, E. Os Sete Saberes necessários à Educação do Futuro. São Paulo: Ed. Cortez, 2000; Brasília, DF: UNESCO, 2000. 2ª edição.

NEITZEL, L. C. Novas Tecnologias e Práticas Docentes: o hipertexto no processo de construção do conhecimento (uma experiência vivenciada na rede pública estadual de Santa Catarina). 2001. Dissertação (Mestrado em Mídia e Conhecimento), Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.

PERRY, W. e RUMBLE, G. A short guide to distance education. Cambridge: International Extension College, 1987.

PETERS, O. Learning and teaching in distance education: Analysis and interpretations from an international perspective. London, UK: Kogan Page, 1998.

PIAGET, J. Psicologia e Pedagogia. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1975. 3ª edição.

SARRAMONA, J. Sistemas no presenciales y tecnologia educativa. Castillejo y otros. Tecnologia educacional. Barcelona: CEAC, 1986.

TOFFLER, A. Power Shift: knowledge, wealth and violence at the edge of the 21st century. New York: Bantam Books. Traduzido para o Português como Powershift: as mudanças do poder. São Paulo: Editora Record, 1990.

VALENTE, J. A. Diferentes abordagens de Educação a distância. Disponível em: http://www.proinfo.mec.gov.br/biblioteca/textos/txtaborda.pdf. Acesso em: 10 nov. 2002.

VIANNEY, J. A. Universidade Virtual no Brasil - Os números do ensino superior a distância no país em 2002. Seminário Internacional sobre Universidades Virtuais na América Latina e Caribe, Caracas, 2003.

YIN, R. Estudo de caso: Planejamento e Métodos. Porto Alegre: Bookman, 2001. 2ª edição




DOI: http://dx.doi.org/10.17143/rbaad.v2i0.131

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Fontes de Indexação:

 

© Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
Brazilian Review of Open and Distance Learning Rua Vergueiro, 875 - 12º andar, conjuntos 123/124
Liberdade - CEP 01504-000 - São Paulo - Brasil
Tel: (55) 11 3275-3561 / Fax: (55) 11 3275-3724
rbaad@abed.org.br