Comunidades em rede de computadores: abordagem para a Educação a Distância - EAD acessível a todos

  • Alfredo Eurico Rodrigues Matta Pesquisador do CNPQ, DT2, Possui graduação em Processamento de Dados pela Universidade Salvador (1990), graduação em História pela Universidade Católica do Salvador (1988), mestrado em História pela Universidade Federal da Bahia (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia/ Université Laval (Canadá) (2001). Pós-Doutorado na Universidade do Porto em Educação a Distância e Comunidades de Aprendizagem Internacionais em Língua Portuguesa, apoiado pelo CNPQ (2006).
Palavras-chave: Educação a distância

Resumo

O presente artigo estuda os sistemas de Educação à Distância (EAD). Inicia discutindo questões fundamentais sobre definição e abordagens EAD, para depois centrar a análise no enfoque das comunidades de práxis e comunidades de aprendizagem, forma sócio-construtivista de trabalho em EAD. Após discutir algumas bases teóricas sobre o assunto, o artigo apresenta um estudo descritivo sobre os ambientes existentes em soluções EAD, voltadas para a realização de comunidades de aprendizagem e suas aplicações. Finalizando, inicia uma discussão sobre conseqüências e necessidades futuras de pesquisas que possam complementar a iniciativa do estudo apresentado.

Biografia do Autor

Alfredo Eurico Rodrigues Matta, Pesquisador do CNPQ, DT2, Possui graduação em Processamento de Dados pela Universidade Salvador (1990), graduação em História pela Universidade Católica do Salvador (1988), mestrado em História pela Universidade Federal da Bahia (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia/ Université Laval (Canadá) (2001). Pós-Doutorado na Universidade do Porto em Educação a Distância e Comunidades de Aprendizagem Internacionais em Língua Portuguesa, apoiado pelo CNPQ (2006).
Pesquisador do CNPQ, DT2, Possui graduação em Processamento de Dados pela Universidade Salvador (1990), graduação em História pela Universidade Católica do Salvador (1988), mestrado em História pela Universidade Federal da Bahia (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia/ Université Laval (Canadá) (2001). Pós-Doutorado na Universidade do Porto em Educação a Distância e Comunidades de Aprendizagem Internacionais em Língua Portuguesa, apoiado pelo CNPQ (2006).

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Publicado
2008-05-24
Edição
Seção
Artigos