Comunicação Estrutural: Uma Introdução

  • Alexander Romiszowski Professor - Instructional Design, Development & Evaluation - Syracuse University - USADiretor Executivo - TTS, Tecnologia, Treinamento e Sistemas - Rio de Janeiro - Brasil.
Palavras-chave: Comunicação Estrutural, Educação a distância

Resumo

Material de Consulta (“Job-Aid”) baseado em textos originais de J.G. Bennett, A.M.Hodgson e K.Egan. A presente ajuda de trabalho é um pouco diferente da maioria das ajudas que foram publicadas nas edições anteriores da Revista. Na realidade é uma ajuda à compreensão de um conjunto específico de conceitos e princípios, ao invés de uma ajuda de execução de um conjunto específico de tarefas ou procedimentos. A primeira seção apresenta um resumo das orígens da metodologia de Comunicação Estrutural, dos seus princípios básicos como foram concebidos e apresentados em trabalhos originais de J.G. Bennett e A.M. Hodgson. A segunda seção apresenta uma amostra de uma unidade de estudo sobre Comunicação Estrutural, organizada segundo os princípios de design instrucional da Comunicação Estrutural. Esta “simulação” de uma experiência de aprendizagem foi adaptada de uma versão mais completa do exercício originalmente apresentada por K. Egan (1972) no seu livro, apropriadamente entitulado “Comunicação Estrutural”. Referências completas aos trabalhos citados são encontradas no artigo da autoria de Robinson Vida Noronha, também publicado nesta edição da Revista. O artigo examina a pesquisa sobre Comunicação Estruturada, e sua relevância no contexto de E-Learning.

Biografia do Autor

Alexander Romiszowski, Professor - Instructional Design, Development & Evaluation - Syracuse University - USADiretor Executivo - TTS, Tecnologia, Treinamento e Sistemas - Rio de Janeiro - Brasil.
Professor - Instructional Design, Development & Evaluation - Syracuse University - USADiretor Executivo - TTS, Tecnologia, Treinamento e Sistemas - Rio de Janeiro - Brasil.

Referências

Material de Consulta (“Job-Aid”) baseado em textos

originais de J.G. Bennett, A.M.Hodgson e K.Egan.

Publicado
2008-05-24
Edição
Seção
Artigos