Aplicación de Herramienta de Educación a Distancia como Soporte Didáctico a la Enseñanza en Ingeniería Química

Katia Tannous, Sueli Rodrigues

Resumo


Atualmente, a popularidade do uso de computadores e da internet propicia mais uma inovação tecnológica ao ensino. A comunidade científica e instituições de ensino proporcionaram, através da internet, a criação de cursos não presenciais, denominados cursos de Ensino a Distância (EAD). Com o objetivo de implementação destes cursos foram criados diversos software gerenciadores, que podem ser aplicados tanto em cursos presenciais como não presenciais. Sob essa ótica o software WebCT foi utilizado como ferramenta de apoio ao curso de Fenômenos de Transporte I, em caráter experimental. O impacto dessa metodologia foi avaliado, durante dois semestres, junto ao corpo discente, e obteve boa aceitação.

Palavras-chave


educação a distancia, ferramenta de apoio, metodologia de ensino

Texto completo:

PDF

Referências


Assis, A.J., Rodrigues, S. & Batista, L.M.F. (2000). Utilização de Pacotes Computacionais como Apoio Didático ao Ensino de Graduação em Engenharia Química, Anais do XIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química (COBEQ), Águas de São Pedro-SP ISBN 84-901513-1-X

Cunha, F.M. (2000).Ensino de Engenharia: Uma reflexão à Luz da Filosofia Educacional, Revista de Ensino de Engenharia, Associação Brasileira de Ensino de Engenharia (ABENGE), 19(1), 25.

Tannous, K. & Rodrigues, S. (2001).Inovação do Ensino Presencial em Cursos de Graduação Através de Ferramentas de EAD. XXIX Congresso Brasileiro de Ensino de Engenharia - COBENGE2001, ref. NTM154, ISBN:85-7430-217-1

Lukowiecki A.L.S. (1999), Aprendizagem Baseada na Web: A Perspectiva do Aluno, VI Congresso Internacional de Educação a Distância. www.abed.org.br 9 páginas.

Rompelman, O. (2001) Avaliação do Aprendizado: A Evolução dos Objetivos no Curso da Engenharia e Suas Consequência no Tocante a Avaliação. http://bosz.its.tudelft.nl/rompelman/ass-port.htm.htm




DOI: http://dx.doi.org/10.17143/rbaad.v2i0.116

Fontes de Indexação:

 

© Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
Brazilian Review of Open and Distance Learning Rua Vergueiro, 875 - 12º andar, conjuntos 123/124
Liberdade - CEP 01504-000 - São Paulo - Brasil
Tel: (55) 11 3275-3561 / Fax: (55) 11 3275-3724
rbaad@abed.org.br