Web-based Adults' Courses: Searching for the Right Pedagogy

  • Andreia Inamorato dos Santos PhD student Institute of Education - University of London

Resumo

Este artigo objetiva discutir a recente tendência em se definir o sócio-construtivismo como a melhor abordagem para o ensino de adultos baseado na web e questiona como esta abordagem vem sendo erroneamente utilizada em muitos cursos, apenas "mascarando" pedagogias tradicionais. O texto trata das definições de Pedagogia e Andragogia e procura posicionar o construtivismo e a instrução auto-direcionada nesta última categoria. Ao mesmo tempo em que discute a necessidade de uma pedagogia diferenciada para o ensino de adultos, realça como a generalização e o consenso quanto a utilização de um único método para o ensino de adultos pode negligenciar necessidades específicas.

Biografia do Autor

Andreia Inamorato dos Santos, PhD student Institute of Education - University of London
PhD student Institute of Education - University of London

Referências

Hase et al (2001) Problems with online learning are systemic, not technical, in: Teaching & Learning Online - Pedagogies for New Technologies (2001), London: Kogan Page

Hill et al (2001) Teaching and Learning in Digital Environments - The resurgence of Resource-Based Learning, in: Educational Technology Research and Development (2001) Vol. 3, n º3, London: Association for Educational Communications and Technology

Freire, P. (1993) Pedagogy of the oppressed : New revised 20th anniversary edition. New York: Continuum

Kress et al (2001) Rethinking the implications of new technologies, report for British Telecommunications (BT).

Morrison et al (2001) Designing Effective Instruction, 3rd ed, New York: Wiley

Publicado
2008-05-21
Edição
Seção
Artigos