Novo Ecossistema Cognitivo: Pensamentos sobre Tecnologias de Informação e Comunicação e a Metamorfose do Aprender

  • André Sathler Guimarães Universidade Metodista de Piracicaba
Palavras-chave: Tecnologias de Informação

Resumo

Com a revolução digital, as tecnologias de informação e comunicação - TICs - têm, cada vez mais, uma maior penetrabilidade na sociedade. Há um crescente papel das TICs como extensão das faculdades cerebrais humanas, causando transformações no processo de ensino-aprendizagem. Está em formação um novo ecossistema cognitivo, composto pela interação de agentes orgânicos e inorgânicos, surgindo novos desafios para os educadores.

Referências

Assmann,H. A metamorfose do aprender na sociedade da informação. Revista Ciência da Informação, vl. 29, n.º 2. 2000.

Assmann,H. Metáforas novas para reencantar a educação. Editora UNIMEP. Piracicaba, SP. 1996.

Castells,M. A sociedade em rede. Editora Paz e Terra. São Paulo, 1999.

Davenport,T.H. Ecologia da Informação. Editora Futura. 4.ª edição. São Paulo: 2001.

Drucker,P. The coming of the New Organization. Harvard Business Review, janeiro/fevereiro de 1998.

Houaiss,A. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Editora Objetiva: Rio de Janeiro. 2001.

Hughes,J.J. A criônica e o destino do individualismo. Folha de São Paulo, 4 de novembro de 2001.

Negroponte,N. A vida digital. Companhia das Letras: São Paulo. 1995.

Ramalho,J.A. Os cinco sentidos do micro. Folha de São Paulo, 8 de agosto de 2001.

Wurman,R.S. Ansiedade de Informação - como transformar informação em compreensão. Cultura Editores Associados: São Paulo. 1989.

Publicado
2008-05-21
Edição
Seção
Artigos