Educação a Distância e as Novas Tecnologias: o uso da videoconferência em treinamentos organizacionais

Miramar Ramos Maia Vargas

Resumo


O presente estudo trata sobre o uso da videoconferência em treinamentos organizacionais. Ele descreve uma experiência bem sucedida de implantação e avaliação de um curso a distância, usando videoconferência como mídia condutora. O curso foi realizado em Brasília, pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, com o objetivo de treinar os empregados do setor financeiro de sete unidades descentralizadas da Empresa localizadas na Região Sul do País. Anteriormente, esse mesmo curso foi ofertado duas vezes, na forma presencial, para treinar os empregados do setor financeiro das unidades descentralizadas das Regiões Centro-Oeste e Sudeste. Uma comparação entre os resultados das avaliações dos três cursos mostrou que não houve diferenças significativas entre os cursos realizados presencialmente e o feito a distância.

Palavras-chave


Educação a distância

Texto completo:

PDF

Referências


Davis, S. & Elliott, C. S. (1992). Whose Job is Teleconference Reception? In: Distance Education for Corporate and Military Training. (Michael G. Moore, ed.). Readings in Distance Education, no. 3, pags. 72-85. American Center for the Study of Distance

Education. The Pennsylvania State University.

Laney, J.D. (1996). Going the distance: effective instruction using distance learning technology. Educational Technology, v. 36, p. 51-54, Mar/Apr.

Schreiber, A. D. (1998). Organizational technology and its impact on distance training. In: Distance Training: how innovative organizations are using technology to maximize learning and meet business objectives. (Schreiber, A.D. & Berge, Z.L., Orgs.) San Francisco: Jossey-Bass Publishers, 441p.

Trentin, G. & Benigno, V. (1997). Multimedia Conferencing in Education:

methodological and organizational considerations. Educational Technology, p. 32-36. Sep/Oct.

WORLD BANK. Global Distance. EducatioNET. Página da WWW:

worldbank.org./DistEd. Abril - 2000.




DOI: http://dx.doi.org/10.17143/rbaad.v1i0.107

Fontes de Indexação:

 

© Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
Brazilian Review of Open and Distance Learning Rua Vergueiro, 875 - 12º andar, conjuntos 123/124
Liberdade - CEP 01504-000 - São Paulo - Brasil
Tel: (55) 11 3275-3561 / Fax: (55) 11 3275-3724
rbaad@abed.org.br