O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word (.docx) ou OpenDocument (.odt), que preferencialmente não ultrapassem 7 MB.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível e seguem as normas estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT.
  • O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; para destaques, emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL).
  • As figuras, gráficos, quadros e tabelas estão inseridas no texto, não ao final do documento.
  • Caso existam imagens com direitos autorais reservados, a submissão é acompanhada de uma carta de autorização de uso.
  • Para garantir a anonimidade da avaliação, o nome dos autores, instituição ou qualquer identificação sobre a origem do manuscrito foram omitidas do manuscrito, inclusive nos metadados.
  • Se houve financiamento, as fontes de recurso estão declaradas corretamente.
  • Os autores confirmam não terem se apropriado indevidamente de obra alheia, assumindo, portanto, a inexistência de plágio em seu manuscrito.
  • Todos os autores confirmam que não há conflito de interesses com relação à pesquisa apresentada.

Diretrizes para Autores

A Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância (RBAAD) é aberta a professores e a pesquisadores em educação a distância e áreas conexas. As submissões deverão obedecer aos seguintes requisitos:

1. O texto deve ser inédito, não tendo sido publicado em outro periódico científico indexado. Caso já tenha sido publicado em outro país ou outra língua (e se os pareceristas consideram que a importância do trabalho merece a republicação), citando bibliograficamente o primeiro aparecimento, então o manuscrito pode ser considerado para avaliação. Se constatar a existência de plágio, a submissão será prontamente cancelada.

2. Deve, também, abordar os diversos aspectos da educação a distância sob a forma de artigo original ou Relato de experiência ou Resenha, podendo, inclusive, agregar material multimídia como documento.

3. Serão aceitos textos em Português, Inglês ou Espanhol (título, resumo e palavras-chave deverão ser informados nessas três linguas).

4. O número máximo de autores para um único artigo não deve, a princípio, ultrapassar o número de quatro. Caso seja necessário incluir mais autores, é necessário justificar com para o Editor durante a submissão.

5. É recomendável que os manuscritos citem outros artigos publicados em revistas nacionais e internacionais importantes. Trabalhos que citam apenas livros e não artigos recentes de revistas científicas, especialmente quando ignoram publiações importantes, possívelmente não possuem relevância para a publicação.

6. Os artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores, bem como no que se refere ao uso de imagens e material multimídia enviados em anexo.

7. As submissões deverão ser feitas por meio do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (OJS) mediante cadastro com o perfil de autor. Ao cadastrar o perfil no sistema, deve-se informar os dados solicitados por extenso, evitando o uso de siglas. Deve-se guardar o login e senha de acesso para acompanhamento do processo editorial (a identificação principal do usuário junto ao sistema é reconhecida pelo endereço de e-mail, que evita cadastros duplicados). É muito importante inserir o ORCID no campo correspondente.

8. Caberá ao Editor Chefe a decisão final referente à oportunidade da publicação dos trabalhos recebidos.

Artigos Originais

São pesquisas inéditas, que apresentem conteúdo científico original e relevante para a publicação, sustentado por referências atuais relevantes para a pesquisa. O manuscrito deve ter cerca de XXX a yyy palavras (cerca de 10 a 15 páginas)

Relatos de Experiência

Deve reunir informações detalhadas e sistemáticas sobre um fenômeno, resumindo seus principais aspectos. A sequência deve preferencialmente ser cronológica, organizada com detalhes suficientes para que o leitor tenha clareza de sua aplicação, eliminando dados retóricos ou supérfluos. Os resultados devem ser sustentados por um referencial teórico atual e robusto. É desejável que justifique a sua particularidade, além de sugerir recomendações. O manuscrito deve ter cerca de X5 milXX a y10 milyy palavras (cerca de 10 a 15 páginas).

Resenhas

Considera-se resenha qualquer documento que desenvolva argumentos, críticas e conclusões originais sobre um livro – impresso ou on-line –, pacote de software ou produto educacional relacionado à educação a distância. Sugere-se que a resenha contenha de 700 a 800 palavras (de três a quatro laudas), tamanho apropriado para um estudo merecedor de destaque especial. Uma resenha pode ser maior se o estudo for de importância extraordinária; pode-se cogitar cogitar até 1.500 palavras (cerca de seis laudas).

Revisão da literatura

Descreve o estado da arte de um tema específico de interesse à educação a distância. A revisão só poderá ser considerada para publicação se elaborada por pesquisadores de notório saber, especialmente convidados pela equipe editorial.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.