Foco e Escopo

A Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância (RBAAD) tem como objetivo contribuir para o avanço do conhecimento, da teoria e da prática do ensino e aprendizagem interativa a distância, em todos os níveis educacionais, com o uso de todas as formas de tecnologia disponíveis. O público desta Revista é multidisciplinar e inclui professores de ensino fundamental, médio, de graduação e pós-graduação, pesquisadores, especialistas em desenvolvimento de recursos humanos e administradores.

Os objetivos editoriais da RBAAD são:

- Servir como um espaço virtual para relatar pesquisas interdisciplinares, desenvolvimentos, integrações e aplicações da educação a distância em todas as suas formas, sem custos envolvidos no processamento ou publicação;

- Fornecer gratuitamente informações sobre os resultados de pesquisas importantes, últimos desenvolvimentos e aplicações sobre ensino e aprendizagem a distância, com uso de tecnologias novas e tradicionais;

- Apresentar artigos de interesse para problemas de educação e treinamento que podem ser, ou foram, resolvidos por meio de educação a distância;

- Fornecer idéias criativas, estratégias práticas, e experiências de design, desenvolvimento, implementação, gestão e avaliação dos sistemas de educação a distância;

- Fornecer informações sobre novos materiais de ensino a distância, métodos de uso e critérios de avaliação.

 

A RBAAD é uma publicação da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) e está sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. O acesso a todos os conteúdos é livre. Não é cobrada taxa para submissão e tampouco para publicação dos artigos neste periódico.  

 

 

Processo de Avaliação pelos Pares

O manuscrito enviado para a submissão será avaliado previamente por um membro da Equipe Editorial da RBAAD e, posteriormente, caso cumpra às exigências mínimas, encaminhado para dois avaliadores. Havendo pareceres contrários, os textos serão encaminhados a um terceiro avaliador. Em caso de necessidade, os Editores Associados poderão enviar artigos específicos para avaliadores ad hoc, não integrante do corpo de membros, observando-se a titulação mínima de Doutor e especialidade na área do texto em questão. Será garantido o anonimato dos autores e dos avaliadores no processo de submissão dos textos.

Periodicidade

A RBAAD possui atualmente o formato de fluxo contínuo para publicações, em edições anuais, contendo seção de Artigos Originais, Relatos de Experiência e Resenhas autorizadas.

Política de Acesso Livre


A revista oferece acesso livre a todo o seu conteúdo e não impõe qualquer taxa ou pagamento para a publicação.

Todos os artigos publicados na Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância (RBAAD) recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).

Sobre a RBAAD

A Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância (RBAAD) é um jornal eletrônico interativo, de livre acesso, com foco em pesquisa, desenvolvimento e prática da educação a distância em todos os níveis educacionais, formais e informais, e em todas as tecnologias disponíveis.

A revista aceita e publica artigos em três idiomas - português, inglês e espanhol, sendo que a política e a seleção de artigos são determinadas pelos pelo grupo editorial da revista e por orientações específicas.

Com uma esfera de ação internacional, a RBAAD publica artigos voltados para os êxitos e desafios em educação a distância para pessoas de todas as idades, grupos ou níveis, nos sistemas formal e informal de educação. Os artigos podem ser: Artigos originais, Relatos de experiência ou Revisões científicas.

A RBAAD aceita textos sobre educação a distância de pesquisadores e praticantes de todas as partes do mundo, mas sempre que esses projetos de trabalho sejam de especial relevância para os respectivos países. Não é cobrada taxa para submissão e nem para publicação dos artigos na RBAAD. 

A RBAAD é uma publicação da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) Todas as publicações estão sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. Não é cobrada taxa para submissão e tampouco para publicação dos artigos neste periódico. O acesso a todo o conteúdo da revista é livre e gratuíto. 

 

Sponsors

Fundação Cecierj – Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro.

Fontes de Apoio

Universidade Positivo