Foco e Escopo

A Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância (RBAAD) é um jornal eletrônico interativo, de livre acesso, com foco em pesquisa, desenvolvimento e prática de ensino e aprendizagem interativa a distância, em todos os níveis educacionais, formais e informais, e com o uso de todas as tecnologias disponíveis. São artigos voltados para os êxitos e desafios em educação a distância para pessoas de todas as idades, grupos ou níveis, nos sistemas formal e informal de educação. Os artigos podem ser classificados em: Artigos originais, Relatos de experiência, Revisões de literatura ou Resenhas..

O público da RBAAD é multidisciplinar e inclui professores de ensino fundamental, médio, de graduação e pós-graduação, pesquisadores, especialistas em desenvolvimento de recursos humanos e administradores.

Com uma esfera de ação internacional, a revista aceita e publica artigos em três idiomas – português, inglês e espanhol; a política e a seleção de artigos são determinadas pelos editores da revista e por orientações específicas.

A RBAAD é uma publicação da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) e está sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. O acesso a todos os conteúdos é livre. Não é cobrada taxa para submissão, tampouco para publicação dos artigos.

Missão

Servir como espaço virtual aberto e gratuito para acessar ou publicar pesquisas, análises e aplicações da educação a distância em todas as suas formas, sempre primando pela excelência da qualidade.

Objetivo

- Oferecer gratuitamente informações sobre resultados de pesquisas importantes, últimos desenvolvimentos e aplicações sobre ensino e aprendizagem a distância, com uso de tecnologias novas e tradicionais;

- Apresentar artigos de interesse para problemas de educação e treinamento que podem ser, ou foram, resolvidos por meio de educação a distância;

- Fornecer ideias criativas, estratégias práticas e experiências de design, desenvolvimento, implementação, gestão e avaliação dos sistemas de educação a distância;

- Prover informações sobre novos materiais de ensino a distância, métodos de uso e critérios de avaliação.

Processo de Avaliação pelos Pares

O manuscrito enviado para a submissão será avaliado previamente por um membro da equipe editorial da RBAAD; posteriormente, caso cumpra as exigências mínimas, será encaminhado para dois avaliadores. Havendo pareceres contrários, os textos serão direcionados a um terceiro avaliador. Caberá ao editor chefe a decisão final referente à oportunidade da publicação dos trabalhos recebidos.

Em caso de necessidade, os editores poderão enviar artigos específicos para avaliadores ad hoc, não integrantes do corpo de membros, observando-se a titulação mínima de doutor e especialidade na área do texto em questão. Será garantido o anonimato dos autores e dos avaliadores no processo de análise dos textos.

Alguns trabalhos presentes nas edições podem ser resultado de convites encaminhados a especialistas, em função de sua notória competência e excelência acadêmica.

Periodicidade

A RBAAD possui atualmente o formato de fluxo contínuo para publicações, em edições anuais, contendo seções de Artigos originais, Relatos de experiência, Revisões de literatura e Resenhas.

Política de Acesso Livre

A revista oferece acesso livre a todo o seu conteúdo e não impõe qualquer taxa ou pagamento para a publicação. Todos os artigos publicados na Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância (RBAAD) recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).

Patrocinador

Fundação Cecierj – Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro.

Apoio

Universidade Positivo