O tutor a distância e sua formação para o trabalho em ambientes virtuais de aprendizagem

Autores

  • Wagner Rambaldi Telles Universidade Federal Fluminense.
  • Agnaldo da Conceição Esquincalha Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

DOI:

https://doi.org/10.17143/rbaad.v16i0.278

Palavras-chave:

Tutoria, Formação de Tutores, Educação a Distância.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência da implantação de um curso de formação de tutores para atuar em ambientes virtuais de aprendizagem de cursos na modalidade Educação a Distância (EaD) oferecido por uma instituição federal de ensino superior situada no Estado do Rio de Janeiro. São apresentadas ainda, uma breve revisão da literatura sobre o tema, bem como as habilidades consideradas indispensáveis ao tutor para que ocorra uma aprendizagem autônoma do educando. Essas contribuições teóricas servem de suporte para discutir o modelo escolhido para o Curso de Formação de Tutores para Educação a Distância (CFTEaD), oferecido pela instituição. Por meio de um estudo exploratório envolvendo os participantes do curso, foi possível observar que o CFTEaD se apresenta como uma eficiente estratégia de formação para profissionais que pretendem atuar na modalidade a distância, mais especificamente, como tutores a distância, estando em consonância com as propostas sugeridas na literatura consultada.

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Publicado

2017-05-24

Como Citar

Rambaldi Telles, W., & da Conceição Esquincalha, A. (2017). O tutor a distância e sua formação para o trabalho em ambientes virtuais de aprendizagem. Revista Brasileira De Aprendizagem Aberta E a Distância, 16. https://doi.org/10.17143/rbaad.v16i0.278

Edição

Seção

Artigos