Amadeus: Novo Modelo de Sistema de Gestão de Aprendizagem

Autores

  • Alex Sandro GOMES
  • Rosângela Saraiva CARVALHO
  • Ivanildo José de MELO FILHO
  • Ana Luiza de Souza ROLIM
  • Bruno de Sousa MONTEIRO
  • Gleibson Rodrigo Silva de OLIVEIRA

DOI:

https://doi.org/10.17143/rbaad.v8i0.216

Palavras-chave:

Sistema de Gestão da Aprendizagem, Amadeus SGA, Módulos e Componentes de Aprendizagem

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar o Sistema de Gestão da Aprendizagem AMADEUS que foi concebido pelo grupo de pesquisa CCTE – Ciências Cognitivas e Tecnologia Educacional do Centro de Informática da UFPE, disponível no Portal do Software Público desde março de 2009. Este integra novas mídias à sua arquitetura e permite a criação de uma ampla gama de novas situações didáticas de aprendizagem para a modalidade de ensino, seja presencial, semipresencial ou a distância, inclusive práticas de mobile learning e interação pela TV digital. O AMADEUS tem como principal propósito contribuir com o desenvolvimento social pela formação e educação para todos, reduzindo custos, gerando empregos e negócios, e consequentemente melhorando o atendimento ao cidadão, além da democratização do conhecimento. Sendo assim, este artigo apresenta a descrição dos módulos que o constituem, os componentes de aprendizagem e faz referência aos estudos de caso tratados em dissertações de mestrado e teses de doutorado que deram origem a plataforma.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alex Sandro GOMES

Engenheiro Eletrônico (UFPE, 1992), Mestre em Psicologia Cognitiva (UFPE, 1995) e concluiu o doutorado em Ciências da Educação pela Université de Paris V (René Descartes, 1999). Atualmente é Professor no Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco e membro da Academia Pernambucana de Ciências. Atua na área de Interação Humano Computador, com ênfase na concepção de ambientes colaborativos de aprendizagem

Rosângela Saraiva CARVALHO

Mestre em Ciência da Computação do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. Técnóloga em Processamento de Dados pela UFC - Universidade Federal do Ceará. Especialista em Tecnologia da Informação pela UFPE. Membro do Grupo CCTE - Ciências Cognitivas e Tecnologia Educacional da UFPE. Analista de Tecnologia da Informação da UFPE. Professora da Escola Superior de Relações Públicas de Pernambuco – ESURP.

Ivanildo José de MELO FILHO

Mestrando em Ciência da Computação do Centro de Informática
da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. Bacharel em Ciência da Computação pela
UNICAP - Universidade Católica de Pernambuco. Especialista em Redes Convergentes pela FIR –
Faculdade Integrada do Recife. Membro do Grupo CCTE - Ciências Cognitivas e Tecnologia
Educacional da UFPE. Professor do IFPE Instituto Federal de Pernambuco – Campus Belo
Jardim.

Ana Luiza de Souza ROLIM

Doutoranda em Ciência da Computação. Mestre em Física pela UFPE - Universidade Federal de Pernambuco. Possui graduação em Licenciatura em Ciências - Habilitação Matemática pela UPE - Universidade de Pernambuco e graduação em Engenharia Elétrica - Habilitação Eletrônica pela Universidade Federal de Pernambuco. Membro do CCTE Ciência Cognitiva e Tecnologia Educacional do Centro de Informática da UFPE. Professora do IFPE - Instituto Federal de Pernambuco – Campus Belo Jardim.

Bruno de Sousa MONTEIRO

Doutorando em Ciência da Computação, Graduado em Ciência da Computação (2006) pela Universidade Federal da Paraíba, possui especialização em Análise de Testes de Software (2007) e mestre em Ciência da Computação (2009) pela Universidade Federal de Pernambuco. Experiência em: objetos educacionais de aprendizagem; planejamento e execução de testes de software; computação gráfica; aplicações para dispositivos móveis; e desenvolvimento de aplicações interativas para TV Digital.

Gleibson Rodrigo Silva de OLIVEIRA

Graduado em Ciência da Computação (2009) pela Universidade Federal de Pernambuco, possui experiência na área de testes com atuação profissional e pesquisa científica. Experiência também no gerenciamento de projetos de desenvolvimento de software e produção de software livre. Conhecimentos em engenharia de software, planejamento e gerenciamento, processos de desenvolvimento e metodologias ágeis.

Referências

ABNT (2008). Associação Brasileira de Normas Técnicas. Disponível em: <http://www.abnt.org.br>. Acesso em: 18 mar. 2008.

ALVES, Socorro Vânia Lourenço (2006). Suporte à percepção em groupware síncronos de aprendizagem. Dissertação de mestrado, Centro de Informática, Universidade Federal de Pernambuco, 2006.

BRASIL (2003). Decreto-lei n. 4.901, de 26 de novembro de 2003. Institui o Sistema Brasileiro de Televisão Digital - SBTVD, e dá outras providências, Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Pág. 7, 27 de novembro 2003.

CGI (2007). Comitê Gestor da Internet no Brasil. Pesquisa sobre o uso das Tecnologias da informação e da Comunicação no Brasil, 2007. Disponível em: <http://www.cetic.br>. Acesso em: 21 jul. 2009.

COSTA, Maria Cláudia Barbosa (2007). Ambiente colaborativo de aprendizagem baseado em medidas, em tempo real, de grandezas físicas para o ensino de conceitos físicos. Dissertação de Mestrado, Centro de Informática, Universidade Federal de Pernambuco, 2007.

CHRIST, Cibele da Rosa (2005). Uso de Mecanismos de Percepção Social para auxiliar atividades de acompanhamento e de avaliação em Ambientes de e-Learning Dissertação. Dissertação de Mestrado, Centro de Informática, Universidade Federal de Pernambuco, 2005.

COULOURIS, G.; Dollimore, J. e Kindberg, T. (2007). Distributed Systems: Concepts and Design. Addison-Wesley.

FONSECA FILHO, João Batista D’Albuquerque. (2009). Modelo de Apoio ao Tutor na Avaliação Formativa Mediado por Agentes de Software. Dissertação de mestrado, Centro de Informática, Universidade Federal de Pernambuco.

HACK, Luciano Emilio. (2000). Mecanismos complementares para a avaliação do aluno na educação a distância. 123 p. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação). Instituto de Informática, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2000.

MONTEIRO, Bruno de S.; Gomes, Alex S.; Prota, Thiago M.; Souza, Fernando da F. (2008). Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem para TVDi. SBIE. Fortaleza, 2008.

MONTEIRO, Bruno de Souza (2009). Amadeus-TV: Portal Educacional na TV Digital Integrado a um Sistema de Gestão de Aprendizado. Dissertação de Mestrado, Centro de Informática, Universidade Federal de Pernambuco.

MACDONALD, Janet (2006). Blended Learning and Online Tutoring, ed. Gower, 2006.

O’Malley, C. & Stanton, D. (2002) Tangible technologies for collaborative storytelling. Proceedings of the European Workshop on Mobile and Contextual Learning, pp. 3-7, 2002.

PÁDUA, Vinícius Carvalho (2008). Ambiente de suporte a jogos WEB voltado para a área de ensino a distância. Dissertação de Mestrado, Centro de Informática, Universidade Federal de Pernambuco, 2008.

PAPERT, Seymour A. (1993). The Children's Machine: Rethinking School In The Age Of The Computer. Basic books.

PASSOS, Jocélio de Oliveira Dantas (2006). Design interativo de ferramenta de manipulação de objetos de aprendizagem de ambientes virtuais de ensino à distância. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Pernambuco. 2006.

T. M. Prota. MoonDo: Um Framework para Desenvolvimento de Aplicações Declarativas no SBTVD. Trabalho de Graduação, Centro de Informática, Universidade Federal de Pernambuco, dezembro de 2009.

RAMOS, Jorge Luis Cavalcanti (2006). Requisitos para ferramentas de avaliação em ambientes virtuais de ensino. Dissertação de Mestrado, Centro de Informática, Universidade Federal de Pernambuco, 2006.

SOARES, L. F. G.; Rodrigues, R. F.; Moreno, M. F. (2007). Ginga- NCL: the Declarative Environment of the Brazilian Digital TV System. JBCS. n.4, v.12, março, 2007.

SCHUGURENSKY, Daniel (2000). The Forms of Informal Learning Towards a Conceptualization of The Field. NALL Working Paper No.19, University of Toronto. 2000.

SMED, J.;Kaukoranta, T.; Hakonen, H. (2001) Aspects of networking in multiplayer computer games. In L. W. Sing, W. H. Man, and W. Wai, editors, Proceedings of International Conference on Application and Development of Computer Games in the 21st Century, pages 74--81, Hong Kong SAR, China, Nov. 2001. Disponível em:<http://citeseer.ist.psu.edu/smed01aspects.html>. Acesso em: 18 mai. 2009.

UNESCO. (2008) Education for all. Global monitoring report 2008. Education for all by 2015: Will we make it? Oxford University Press, 2008.

VYGOTSKY, L. S. (2000). A formação Social da Mente. São Paulo, Martins Fontes, 2000.

Downloads

Publicado

2009-05-24

Como Citar

GOMES, A. S., Saraiva CARVALHO, R., de MELO FILHO, I. J., de Souza ROLIM, A. L., de Sousa MONTEIRO, B., & Silva de OLIVEIRA, G. R. (2009). Amadeus: Novo Modelo de Sistema de Gestão de Aprendizagem. Revista Brasileira De Aprendizagem Aberta E a Distância, 8. https://doi.org/10.17143/rbaad.v8i0.216

Edição

Seção

Artigos