Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância (RBAAD) tem como objetivo contribuir para o avanço do conhecimento, da teoria e da prática do ensino e aprendizagem interativa a distância, em todos os níveis educacionais, com o uso de todas as formas de tecnologia disponíveis. O público desta Revista é multidisciplinar e inclui professores de ensino fundamental, médio, de graduação e pós-graduação, pesquisadores, especialistas em desenvolvimento de recursos humanos e administradores.

Os objetivos editoriais da RBAAD são:

- Servir como um espaço virtual para relatar pesquisas interdisciplinares, desenvolvimentos, integrações e aplicações da educação a distância em todas as suas formas, sem custos envolvidos no processamento ou publicação;

- Fornecer gratuitamente informações sobre os resultados de pesquisas importantes, últimos desenvolvimentos e aplicações sobre ensino e aprendizagem a distância, com uso de tecnologias novas e tradicionais;

- Apresentar artigos de interesse para problemas de educação e treinamento que podem ser, ou foram, resolvidos por meio de educação a distância;

- Fornecer idéias criativas, estratégias práticas, e experiências de design, desenvolvimento, implementação, gestão e avaliação dos sistemas de educação a distância;

- Fornecer informações sobre novos materiais de ensino a distância, métodos de uso e critérios de avaliação.

 

A RBAAD é uma publicação da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) e está sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. O acesso a todos os conteúdos é livre. Não é cobrada taxa para submissão e tampouco para publicação dos artigos neste periódico.  

 

 

 

Políticas de Seção

Artigos Originais

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Relatos de Experiência

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Revisão

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenhas de Livro

As Resenhas de livros devem ter tamanho mais ou menos padronizados, que permitem a seus autores tratar adequadamente o livro em questão e, aos editores, processar e publicar essas resenhas com eficiência.

Sugere-se que a resenha do livro contenha de 700 a 800 palavras (de três a quatro laudas); apropriada para um livro merecedor de destaque especial; raramente uma resenha deve ser maior; se o livro for de importância extraordinária,pode-se cogitar de l.500 palavras (seis laudas); acima disso, a resenha não é mais resenha, mas artigo.

Não verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Editorial

Não verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Artigos

Política padrão de seção

Verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

O manuscrito enviado para a submissão será avaliado previamente por um membro da Equipe Editorial da RBAAD e, posteriormente, caso cumpra às exigências mínimas, encaminhado para dois avaliadores. Havendo pareceres contrários, os textos serão encaminhados a um terceiro avaliador. Em caso de necessidade, os Editores Associados poderão enviar artigos específicos para avaliadores ad hoc, não integrante do corpo de membros, observando-se a titulação mínima de Doutor e especialidade na área do texto em questão. Será garantido o anonimato dos autores e dos avaliadores no processo de submissão dos textos.

 

Periodicidade

A RBAAD possui atualmente o formato de fluxo contínuo para publicações, em edições anuais, contendo seção de Artigos Originais, Relatos de Experiência e Resenhas autorizadas.

 

Política de Acesso Livre


A revista oferece acesso livre a todo o seu conteúdo e não impõe qualquer taxa ou pagamento para a publicação.

Todos os artigos publicados na Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância (RBAAD) recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Sobre a RBAAD

A Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância (RBAAD) é um jornal eletrônico interativo, de livre acesso, com foco em pesquisa, desenvolvimento e prática da educação a distância em todos os níveis educacionais, formais e informais, e em todas as tecnologias disponíveis.

A revista aceita e publica artigos em três idiomas - português, inglês e espanhol, sendo que a política e a seleção de artigos são determinadas pelos pelo grupo editorial da revista e por orientações específicas.

Com uma esfera de ação internacional, a RBAAD publica artigos voltados para os êxitos e desafios em educação a distância para pessoas de todas as idades, grupos ou níveis, nos sistemas formal e informal de educação. Os artigos podem ser: Artigos originais, Relatos de experiência ou Revisões científicas.

A RBAAD aceita textos sobre educação a distância de pesquisadores e praticantes de todas as partes do mundo, mas sempre que esses projetos de trabalho sejam de especial relevância para os respectivos países. Não é cobrada taxa para submissão e nem para publicação dos artigos na RBAAD. 

A RBAAD é uma publicação da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) Todas as publicações estão sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. Não é cobrada taxa para submissão e tampouco para publicação dos artigos neste periódico. O acesso a todo o conteúdo da revista é livre e gratuíto.